sexta-feira, 6 de setembro de 2013

50 lugares que todo fã de literatura deveria conhecer

A maioria dos leitores  tem uma grande curiosidade sobre a vida de seus escritores preferidos. De onde vieram , onde moram, como eram suas casas, seus costumes, seu modo de viver etc. Estas pessoas, para nós, leitores, estão gravadas na eternidade com suas obras, que podem ter nos causado as mais diversas sensações, desde uma grande felicidade ou sentimento de euforia até uma grande tristeza.
Estes homens e mulheres são tão reconhecidos pelos seus trabalhos que alguns lugares foram marcados por suas presenças, sendo até hoje muito visitados. Então, para que você possa conhecer mais sobre isso, abaixo há uma lista com 50 desses incríveis lugares que, com quase toda certeza, algum vai deixar você bastante interessado!


1 – Este primeiro é a casa de Mark Twain, localizada em Hartford (capital de Connecticut), e também um museu em sua memória. Ele foi autor de histórias bem conhecidas, como Tom SawyerO Príncipe e o Mendigo e As Aventuras de Huckleberry Finn.

2 – O local de nascimento do grandioso Ernest Hemingway, além de também ser um museu. Fica em Oak Park, no estado de Illinois. Ele foi o autor da obra O Velho e o Mar, entre muitas outras.

3 – Acima, a tumba de Herman Melville, no cemitério de Woodlawn, em Bronx, Nova Iorque. Ele escreveu o livro que colocou uma grande baleia branca na história, Moby Dick.
4 – A casa onde Willa Carther passou sua infância, em Red Cloud, no Nebraska. Ela escreveu a obra Minha Ántonia, entre outras.

5 – Acima, a casa de infância do grande Oscar Wilde, em Dublin, na Irlanda. Ele foi o autor de O Retrato de Dorian GrayO Fantasma de Canterville etc.

6 – Esta é a casa de Baruch Spinoza, um dos grandes filósofos racionalistas do século XVII. A casa fica em Haia, na Holanda. Escreveu a grandiosa obra Ética Demonstrada à Maneira dos Geômetras.

7 – Acima vemos a casa da maravilhosa poetisa Emily Dickinson, em Amherst, Massachussetts. Infelizmente, Emily só foi reconhecida após a sua morte, tendo publicado em vida pouquíssimos poemas.

8 – Yasnaya Polyana (que significa, literalmente, “clareira limpa”), a casa onde Leon Tolstói escreveuGuerra e Paz e Anna Karenina, além de ser onde também está enterrado.

9 – Acima vemos a casa em que viveu Edith Warthon, escritora ganhadora do prêmio Pulitzer em 1921 pelo romance A Idade da Inocência. A casa é localizada em Lenox, Massachussetts.

10 – Aí, nesta casa chamada de Rowan Oak (em Oxford, no Mississipi), viveu William Faulkner, autor de uma obra muito vasta, que inclui A AldeiaAbsalão! Absalão!, entre outros livros.

11 – O Edifício Scribner, um importante lugar para a literatura, localizado bem na 15ª Avenida, nem Nova Iorque. Para se ter uma ideia da importância deste lugar, leia o que diz Patti Smith, famosa cantora de punk rock (apelidada de “poetisa do punk”), em sua autobiografia chamada Just Kids (tradução livre):
“Eu precisava arranjar outro emprego. Minha amiga Janet Hamill havia sido contratada na Livraria Scribner, e ela encontrou uma forma de me dar uma mão dividindo sua boa sorte. Ela falou com seus superiores, e eles me ofereceram o cargo. Era o emprego dos sonhos, trabalhar na loja varejista de editores prestigiados, lar de escritores como Hemingway e Fitzgerald, e seu editor, o grande Maxwell Perkins. Onde os Rothschilds compraram seus livros, onde pinturas de Maxfield Parrish estavam penduradas nas escadas”.

12 – A imagem acima é do moinho no campus de Southampton, no estado de Nova Iorque, da Universidade Stony Brook. O dramaturgo Tennessee Williams estava vivendo neste moinho quando escreveu a peça The Day on Which a Man Dies (“O Dia no Qual um Homem Morre”, numa tradução livre) em homenagem ao seu amigo morto, o pintor expressionista Jackson Pollock.
13 – A casa do grande contista norte americano, William Sydney Porter, mais conhecido pelo pseudônimo O. Henry que fica em Austin, no Texas.

14 – Na lista finalmente um escritor latino-americano, Jorge Luis Borges e, como lugar para visitar, sua cidade natal: Buenos Aires, na Argentina. A cidade foi uma grande influência nas obras do escritor, autor de obras como O Aleph e O Outro, o Mesmo, entre outras.

15 – Esta é a casa de ninguém menos que o autor de Assim Falava Zaratrusta e O Anticristo, o grande filósofo Friedrich Nietzsche, onde ele viveu nos verões de 1881 e 1883 até 1888. A casa fica em Sils-Maria, na Suíça, e oferece uma vasta coleção de livros do escritor, em várias línguas.

16 – A casa da escritora Margaret Mitchell, autora do livro que se tornou um dos maiores clássicos do cinema: E o Vento Levou. Localiza-se em Atlanta, na Geórgia.
17 – O Bronte Parsonage Museum, em West Yorkshire, na Inglaterra, é um museu em homenagem àsirmãs Brönte: Charlotte, Emily e Anna. Charlotte Brönte, a mais velha, escreveu Jane Ayre; Emily Brönte, a irmã do meio, é autora de O Morro dos Ventos Uivantes; Anna Brönte, a mais nova, nos legou A Inquilina de Widfell Hall. Todas as três publicaram suas obras utilizando pseudônimos: Charlotte era Currer Bell, Emily era Ellis Bell e Anna era Acton Bell.

18 – A casa onde Flannery O’Connor viveu sua infância, em Savannah, na Geórgia. Ela é autora do romance The Violent Bear is Away.
19 – O Charles Dickens Museum, obviamente em homenagem a Charles Dickens, é algo praticamente obrigatório. Fica em Londres, a capital inglesa. Ele é autor de diversas histórias, entre elasUm Conto de Natal e Oliver Twist.
20 – A Kurt Vonnegut Memorial Library, em Indianapolis, no estado de Indiana, é uma livraria em homenagem a Kurt Vonnegut, escritor de obras como Matadouro 5 e Café-da-Manhã dos Campeões.
21 – Este é o apartamento de Truman Capote, em Brooklyn, Nova Iorque. Ele é autor da peça A Harpa de Ervas, entre outras obras.
22 – Acima vemos a casa do escritor russo (de origem ucraniana) Nikolai Gogol, em Moscou, Rússia, onde ele escreveu suas últimas obras e passou seus últimos dias. Ele é autor de Almas Mortas, entre outras obras.
23 – O local de nascimento de Dorothy Parker. Na placa da imagem, em Long Branch, Nova Jersey, está escrito o seguinte (tradução livre):
“LOCAL DE NASCIMENTO DE DOROTHY PARKER
Lugar da casa de veraneio de DOROTHY PARKER
Contista, crítica e poetisa,
Membro da Távola Redonda de Algonquin,
Campeã por justiça social,
Nasceu aqui em West End, Nova Jersey
22 de agosto de 1893
é designado como marco literário
pelos Friends of Libraries, E.U.A.”
24 – Esta é a casa de um dos mestres do terror, H. P. Lovecraft, em Providence, capital de Rhode Island. Ele é autor de diversas obras, entre elas O Chamado de Cthullu.
25 – A Maison de Balzac, em Paris, França, também é uma das paradas que considero como obrigatórias. Honoré de Balzac foi autor de diversas obras, entre elas A Comédia Humana. Suas personagens femininas são tão marcantes e bem compostas que até se criou a expressão “mulher balzaquiana”, que designa mulheres na faixa dos trinta anos.
26 – A casa de um dos maiores estudiosos, cuja teoria repercute em quase todas as áreas de conhecimento, localizada em Trier, na Alemanha: Karl Marx. Ele é autor da obra O Capital, entre muitas outras.
27 – A Mark Twain Boyhood Home and Museum, em Hannibal, no estado do Missouri, marca o segundo aparecimento do escritor nesta lista, agora a casa onde passou sua infância. É interessante ver ao lado da casa a cerca branca: é a mesma a qual o personagem Tom Sawyer faz seus amigos pintarem para ele enquanto ele apenas assiste.
28 – O The Museum of Innocence (“O Museu da Inocência), em Istambul, na Turquia, foi inaugurado pelo ganhador de prêmio nobel Orhan Pamuk, que criou o lugar dedicado aos personagens de seu romance com o mesmo nome do museu: O Museu da Inocência. Existem nele 83 vitrines, uma para cada capítulo do livro.
29 – O lago Walden foi o local que influenciou Henry David Thoreau a escrever o magnífico Walden ouA Vida nos Bosques. Na placa da imagem está escrito um trecho do livro, provavelmente o mais famoso: “Fui para os bosques porque pretendia viver deliberadamente, defrontar-me apenas com os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que tinha a me ensinar, em vez de descobrir à hora da morte que não tinha vivido”.
30 – A City Lights Books é um marco fantástico, principalmente para os fãs da geração beat. Foi fundada pelo poeta Lawrence Ferlinghetti e Peter D. Martin (que logo a deixou). Ferlinghetti usou sua livraria para publicar o fantástico Howl and Other Poems (Uivo, no Brasil), de Allen Ginsberg (que até aparece na foto, bem no canto inferior direito), além de muitas outras obras dessa geração subversiva e incrível. Mas vale colocar que a City Lights não publicou apenas obras dos beats, mas também de outros escritores muito famosos, entre eles Charles Bukowski.
31 – Impossível deixar de aparecer na lista o escritor que é símbolo do Literatortura. O Edgar Allan Poe Museum, em Richmond, Virginia, é também parada obrigatória, principalmente para os fãs de terror. Poe escreveu inúmeras obras, entre elas o famosíssimo Histórias Extraordinárias e o poema O Corvo.
32 – A Monk’s House (“Casa do Monge) em East Sussex, Inglaterra, foi uma cabana comprada porVirginia e Leonard Woolf em 1918 e serviu para as atividades do Bloomsbury Group, um grupo de artistas, filósofos e intelectuais ingleses associados.
33 – O local de nascimento de F. Scott Fitzgerald em St. Paul, Minnesota. Ele é autor do livro que recentemente ganhou filme, O Grande Gatsby, também de O Curioso Caso de Benjamin Button, entre muitas outras obras.
34 – Acima o cemitério Père Lachaise, em Paris, onde descansam figuras ilustres como os já anteriormente citados aqui Honoré de Balzac e Oscar Wilde (dono do túmulo da imagem), além de outros grandes autores.
35 – Esta é a estátua do James Joyce de Dublin (obviamente em Dublin, Irlanda), figurando o escritor caminhando pela cidade. Ele escreveu aquele que é considerado um dos (se não o) maiores romances da história, Ulysses.
36 – O Harry Ransom Center, em Austin, Texas, é, sem dúvida, um dos locais mais incríveis desta lista. Ele é o arquivo, livraria e museu da Universidade do Texas e guarda trinta e seis milhões de manuscritos literários, um milhão de livros raros, cinco milhões de fotografias e mais de cem mil trabalhos de arte, incluindo três cópias do Primeiro Portfólio (First Folio) das peças de William Shakespeare, o manuscrito Cardigan de Os Contos da Cantuária, uma coleção de manuscritos de James Joyce e muitos outros autores.
37 – Este é o túmulo de Franz Kafka (no New Jewish Cemitery, em Praga), um dos maiores autores da história, tendo diversas obras famosas pela estranheza que causam. Entre elas estão O Processo e A Metamorfose.
38 – O restaurante Les Deux Magots, frequentado por grandes artistas, alguns já até citados na lista, como Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre (na foto), Ernest Hemingway, Albert Camus, Pablo Picasso, James Joyce e muitos outros.
39 – Esta é a casa de Edward Gorey, em Yarmouth Port, Massachussetts. Ele escreveu diversas obras e teve diversas participações no cinema (foi ele quem fez o design do figurino de Drácula, de 1977, por exemplo). Sua influência é vista até hoje em personalidades como Tim Burton.
40 – A casa de John Updike, que virá a ser um museu em homenagem ao escritor. Ele é responsável por obras como As Bruxas de Eastwick e Na Beleza dos Lírios, além de ganhador de diversos prêmios.
41 – A casa de Vladimir Nabokov, em São Petersburgo, Russia. Ele é reconhecido principalmente pelo seu polêmico romance Lolita.
42 – Green Gables, uma fazenda em Cavendish, Ilha do Príncipe Edward, no Canadá. Este local foi o palco do romance de Lucy Maud MontgomeryAnne de Green Gables.
43 – Esta é a Livraria Chekhov, em Taganrog, Russia. Anton Chekhov é, sem dúvida, um dos maiores contistas da literatura russa, senão o maior.
44 – Henry Miller Memorial Library, em Big Sur, California, é uma livraria em memória de Henry Miller. Ele foi autor da trilogia Crucificação Encarnada, de caráter erótico, que foram as obras que o tornaram conhecido.
45 – Novamente na lista, aparece nosso grande Edgar Allan Poe, agora com seu túmulo, em Baltimore, Maryland.
46 – Jane Austen’s House and Museum, em Hampshire, Inglaterra, a casa e museu em homenagem a grandiosa escritora inglesa Jane Austin. Ela escreveu clássicos como Orgulho e Preconceito e Emma.
47 – A Poetry Foundation (“Fundação Poesia”) é, talvez, o maior centro de poesia dos Estados Unidos.
48 – Como não poderia deixar de aparecer aqui, esta é a casa em que Arthur Rimbaud morou, na Etiópia, após parar de escrever, quando tinha apenas 20 anos. Sua passagem pela história da poesia, que durou apenas quatro anos, marcou-a profundamente para sempre.
49 – O cemitério de Sleepy Hollow, em Sleepy Hollow, Nova Iorque, é onde descansa Washington Irving, autor de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e outras obras. Para se ter ideia de sua importância, basta dizer que foi ele quem deu o apelido “Gotham” (em anglo-saxão, significa “cidade da cabra”) para Nova Iorque.
50 – O último lugar da lista fica para o The Algonquin Hotel, em Nova Iorque, é o lugar da já antes citada na lista Távola Redonda de Algonquin, a qual pertencia Dorothy Parker e outros artistas. Além de também ser o hotel mais famoso de Manhattan.
Existem ainda muitos outros lugares marcantes da literatura para se visitar e aqui mesmo, no Brasil, temos diversos. Essa lista poderia ser ainda maior, e ela pode crescer cada vez mais, com os anos, pois temos grandes escritores surgindo e que, no futuro, suas memórias também serão importantes. 
Postado por: Nayara Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário