sábado, 31 de agosto de 2013

Em busca de uma educação melhor


“Como educadores, a nossa escola tem como objetivo buscar uma melhor educação para todos.”


A  escola Municipal Carlos Augusto Guimarães  tem como principal objetivo ser uma exceção das pesquisas realizadas sobre a melhoria da educação pública, Que mostra o aumento da diferença entre o ensino público do privado nos últimos três anos.
Segundo a coordenadora Dirce, uma enorme carência vivenciada na educação, é a falta de compromisso dos pais, mostram muitas dificuldades em ajudar seus filhos, pais sem compromisso social, tornando-se um reflexo negativo na nossa educação.  Outro fator citado, é a falta de preparo de alguns professores. “ Alguns estão preparados, outros precisam de um acompanhamento maior no trabalho, na nossa escola estamos buscando aprimora-los , pois mostram dificuldades para conviver nessa realidade atual, onde se encontra várias diferenças entre os educandos.
No dia a dia, a professora Iris aponta  o uso de computadores, celulares, de maneira erronia, como uma dificuldade na sala de aula, onde diz “Nós como professores temos o dever de buscar chamar atenção para a educação, fazer com que o aluno tenha sede de conteúdos, não fazer com que a sala de aula se torne um ambiente “robotizado”.
            Para a melhoria deste ensino, a coordenadora cita os eventos realizados no dia a dia da escola como: a festa junina, apresentações dos dias das mães e pais entre outras datas comemorativas. “Com isso, vão aprendendo a viver a cidadania no âmbito escolar, incentivamos a cultura, e a paz. Acompanhando também, os projetos:  o recreio dirigido, onde os alunos no intervalo, tem atividades preparadas pelos professores,  para a  melhora  da convivência, com jogos em grupos, onde há o  resgate de  brincadeiras “antigas”, como pular corda, amarelinha, jogar peão., para que as crianças possam gastar energia sem a violência, explica a coordenadora.
Outro projeto em atividade e que nos deixa muito feliz com os resultados obtidos é a horta, que realmente foi pensada para a inclusão social. Temos em nossa escola, como didática a inclusão social, que além dos projetos, procuramos conversar sobre o assunto, realizar trabalhos em equipes para enquadrar os alunos “especiais” no meio onde estão, sem sofrerem qualquer tipo de preconceito, ressalta a professora Iris.
            Finaliza dizendo: “ A nossa escola, vem conquistando a cada ano que passa uma nova maneira de representar o ensino público, não só em Ibiporã, mas também no geral.
   Por: Larissa Mariano


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