“Como educadores, a nossa escola tem
como objetivo buscar uma melhor educação para todos.”
A escola Municipal Carlos Augusto
Guimarães tem como principal objetivo
ser uma exceção das pesquisas realizadas sobre a melhoria da educação pública,
Que mostra o aumento da diferença entre o ensino público do privado nos últimos
três anos.
Segundo a coordenadora
Dirce, uma enorme carência vivenciada na educação, é a falta de compromisso dos
pais, mostram muitas dificuldades em ajudar seus filhos, pais sem compromisso
social, tornando-se um reflexo negativo na nossa educação. Outro fator citado, é a falta de preparo de
alguns professores. “ Alguns estão preparados, outros precisam de um
acompanhamento maior no trabalho, na nossa escola estamos buscando aprimora-los
, pois mostram dificuldades para conviver nessa realidade atual, onde se
encontra várias diferenças entre os educandos.
No dia a dia, a professora
Iris aponta o uso de computadores,
celulares, de maneira erronia, como uma dificuldade na sala de aula, onde diz
“Nós como professores temos o dever de buscar chamar atenção para a educação,
fazer com que o aluno tenha sede de conteúdos, não fazer com que a sala de aula
se torne um ambiente “robotizado”.
Para a melhoria deste ensino, a coordenadora cita os
eventos realizados no dia a dia da escola como: a festa junina, apresentações
dos dias das mães e pais entre outras datas comemorativas. “Com isso, vão
aprendendo a viver a cidadania no âmbito escolar, incentivamos a cultura, e a
paz. Acompanhando também, os projetos: o
recreio dirigido, onde os alunos no intervalo, tem atividades preparadas pelos
professores, para a melhora da convivência, com jogos em grupos, onde há
o resgate de brincadeiras “antigas”, como pular corda,
amarelinha, jogar peão., para que as crianças possam gastar energia sem a
violência, explica a coordenadora.
Outro projeto em atividade e
que nos deixa muito feliz com os resultados obtidos é a horta, que realmente
foi pensada para a inclusão social. Temos em nossa escola, como didática a
inclusão social, que além dos projetos, procuramos conversar sobre o assunto,
realizar trabalhos em equipes para enquadrar os alunos “especiais” no meio onde
estão, sem sofrerem qualquer tipo de preconceito, ressalta a professora Iris.
Finaliza dizendo: “ A nossa escola, vem conquistando a
cada ano que passa uma nova maneira de representar o ensino público, não só em
Ibiporã, mas também no geral.
Por: Larissa Mariano
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